Encadernação Artesanal III | Zines e Livros Independentes

Uma das coisas que cada um precisa fazer durante sua estadia no planeta, é publicar um livro. Que tal começar por aqui?

Com esta oficina você produz seu zine/ livro/ fotolivro ou outra publicação, passando por todos os processos: pensar o projeto, diagramar, imprimir e finalizar com técnicas artesanais!

Hoje, a publicação independente está ao alcance de todos. Você só precisa ter o conteúdo (claro!), um aplicativo para organizar os elementos, uma impressora para materializar o livro e a habilidade para fazer o acabamento. Zines, fotolivros, livros de autor, livros-objeto, quase sempre com pequenas tiragens, estão cada vez mais presentes nas feiras de publicações e no mercado da arte.

São 8 encontros pausados, para você ter tempo de organizar tudo.

Conheça também a Oficina de Encadernação Artesanal I
Está fora de São Paulo? Preencha seus dados abaixo demostrando interesse em fazer a versão online. Lançaremos em breve e informaremos a você.


Programa
Pensar Projeto Gráfico e Produção Gráfica
Diagramação no InDesign
Definir a estrutura: Folhas soltas, em cadernos, concertina etc. (Oficina EA I e Oficina EAII)
Impressão de acordo com a definição do projeto
Costura e acabamento
Apresentação dos projetos finalizados

 

Produção
Uma publicação finalizada

 

Materiais que você não precisa levar
Ferramentas
Papeis para o miolo se usar Papel Offset ou Polen (Suzano) que fornecemos
Linha
Papelão cinza para capa dura


Materias que você precisa levar 
Laptop com o InDesign instalado (de preferência a versão CC)
Conteúdo para sua publicação. Exemplo: Fotos, textos, ilustrações etc. Caso não tenha, disponibilizamos para a sua produção.
Papel e/ou tecido (de acordo com o seu projeto) para revestir a capa que será produzida na oficina.

 


Importante
A oficina oferece as ferramentas necessárias para a produção durante a aula.
Mas para a produção fora da oficina, você deverá adquiri-las.

Na oficina, está inclusa a impressão de até 21cm de largura x 40cm de altura (formato aberto). Para formatos maiores, haverá custo adicional e será feita no ateliê do instrutor.

Participantes das oficinas poderão deixar à venda materiais em nossa lojinha e na livraria parceira Lovely House. Os materiais precisam ser aprovados.

 


Datas

Segundas TARDE | 30h/a   RESTA 1 VAGA
22/4, 29/4, 20/5, 27/5, 3/6, 10/6, 17/6 e 24/6

14h30 às 17h

Domingos TARDE | 30h/a
19/5, 26/5, 16/6, 23/6, 21/7, 28/7, 18/8, 25/8
 
15h às 17h30

Segundas TARDE | 30h/a
19/8, 26/8, 23/9, 30/9, 21/10, 28/10, 18/11 e 25/11

14h30 às 17h


Local
Rua João Moura, 1017 – Sobreloja | Pinheiros, São Paulo – SP
(10 min. a pé das Estações do Metrô Sumaré ou Clínicas)


Investimento

4x 167,48 (*depósito/ transferência)
4x 187,48 ( **PagSeguro)
5% de desconto para pagamento do total à vista (depósito/ transferência)

*Após sua inscrição, você receberá um email com as instruções.
**PagSeguro – Parcele no seu cartão de crédito e escolha a quantidade de parcelas, ou pague somente a primeira parcela. Escolha nos botões abaixo.

Participantes do Programa de Desenvolvimento e Orientação em Fotografia Autoral ou ex-participantes da Oficina de Encadernação Artesanal I tem 10% de desconto, por depósito/ transferência (4x 150,00). O desconto só é dado uma única vez, não cumulativo.


Observações:

  • Política de reembolso: Só será devolvido o valor pago para desistências com 15 dias de antecedência, bem como alteração de datas. O participante inscrito que optou em realizar os pagamentos por depósito/ transferência, se compromete a realizá-los nos vencimentos sob a penalidade de multas. Todos os pagamentos deverão ser realizados independente da conclusão da oficina por parte do participante.
  • Adicione o VivaRua nos seus contatos do WhatsApp: 11 984601272
  • Coloque o nosso email vivarua@vivarua.com.br como confiável, para não ir para a pasta de spam. Utilizaremos o email do cadastro para enviar os detalhes. Certifique-se que o seu e-mail é atual e válido

 

Inscreva-se:

INSCRIÇÃOPARCELAMENTO VIA PAGSEGURO - CRÉDITOPAGAMENTO 1ª PARCELA VIA PAGSEGUROPRÉ-REQUISITOSSOBRE PAULALYN

Após o prenchimento abaixo dos seus dados, acesse a aba "Pagamento".
A conclusão da sua inscrição nesta atividade se dará após a confirmação do pagamento. Para pagamentos por depósito, aguarde nosso e.mail após sua inscrição.


Datas:




Caso tenha optado pelo pagamento com boleto bancário (somente pelo PagSeguro, no botão da aba “Pagamento”), encaminhe o comprovante por e.mail para garantir sua vaga. O PagSeguro leva alguns dias para compensar o pagamento e nos encaminhar o recebimento.

Contamos com sua compreensão.

Política de reembolso:
Devolução total somente se a desistência for informada com 15 dias de antecedência, bem como alteração de datas. Após este período, não há devolução.




Caso tenha optado pelo pagamento com boleto bancário (somente pelo PagSeguro, no botão da aba “Pagamento”), encaminhe o comprovante por e.mail para garantir sua vaga. O PagSeguro leva alguns dias para compensar o pagamento e nos encaminhar o recebimento.

Contamos com sua compreensão.

Política de reembolso:
Devolução total somente se a desistência for informada com 15 dias de antecedência, bem como alteração de datas. Após este período, não há devolução.

Ter concluído a Oficina de Encadernação Artesanal I ou ter o conhecimento equivalente.

Sobre PaulaLyn Carvalho
Diretora de Arte há mais de 25 anos, fotógrafa e agitadora cultural há mais de 10 anos. Lecionou por mais de 20 anos em instituições como Senac – Comunicação e Artes, Eng DTP& Multimedia, WOC etc. Palestrante na Adobe por alguns anos e palestrante na Digital Design World por 2 anos.

Pós-graduada em Arte Integrativa, extensão em Antropologia Visual (PUC), e um MBA em Marketing (FGV) incompleto, Jornalista e Graduada em Design Gráfico. Idealizadora dos projetos SP Pixel a Pixel, Fotambulantes (projeto que participou da Mostra SP de Fotografia), VivaRua Fotografia, Arte e Cultura, entre outros.

Mais de 500 fotos publicadas em diversos livros e veículos. Participou de mais de 10 exposições coletivas, sendo 3 no exterior, 3 individuais, e foi curadora de outras exposições. Teve um trabalho projetado no Paraty em Foco de 2009 e selecionada por convocatória em 2015. Premiada no concurso Brazil Foundation e The55Project em 2018, premiada no concurso da Secretaria do Meio Ambiente e Senac, “Árvores de São Paulo”, em 2007, “Foto do Dia” na National Geographic. e “Foto do Dia” no Metro Photo Challenge. Como diretora de arte, desenvolveu centenas de projetos gráficos para grandes empresas por meio de agências/ empresas que prestou serviços e como freelancer : Natura, PwC, Aeroporto Internacional de Guarulhos, Zoli Produções, Airport Service, Bradesco, Universidade São Judas, Editora A, Fundação Nacional da Qualidade, Ipê etc.

Ensaios: Realizado para o Catraca Livre sobre ‘Afeto e Diversidade no Carnaval de Rua’, em 2016; Ensaio ‘Indício de Não-Memória’, que foi capa de livro do Ateliê Fotô/ Eder Chiodetto, o mesmo foi selecionado por convocatória no Paraty em Foco 2015, e também, participou de uma Exposição Coletiva (Senac), com curadoria de Fernando Schmitt, em 2015. Fotos da diversidade da Mata Atlântica, selecionadas do seu acervo, ilustraram o Calendário 2008 da empresa Ypê. Por um ano, comercializou suas fotos autorais impressas em azulejos e outros materiais, no Armazém da Cidade, Vila Madalena, conquistando fãs e vendendo para turistas do mundo inteiro.

JÁ CURTIU?
VivaRua Cultural
vivarua.com.br
11 98460-1272