Workshop | Fotografia: Galeria, Circuito, Mercado e a Inserção do Artista, com Paulo Klein

A Fotografia como Arte Contemporânea e o “tudo pode”. Tudo pode?

 

Programa

  • Noções sobre o circuito e o mercado das artes, com ênfase no universo das artes visuais, especificamente no uso da Fotografia na Arte Contemporânea.
  • A genealogia da Fotografia como arte autônoma derivada da “pintura”. Arte Contemporânea e o “tudo pode”. Tudo pode?
  • O circuito das artes visuais e a profissionalização do artista fotógrafo.
  • Leitura coletiva de portfólios dos participantes com indicação de estratégias profissionais para os interessados.
  • Sugestão de orientações específicas de terceiros, quando houver necessidade e interesse. Dinâmica para se compreender objetivos e sugerir aos participantes perspectivas de carreira profissional nas áreas adequadas a cada perfil.
  • As apresentações de portfólios não serão obrigatórias e cada inscrito poderá apresentar o seu no formato que considerar adequado. Sugere-se apresentações em cópias de teste, book ou portfólio digital de, no máximo, 15 minutos.
  • Discussão paralela sobre suportes na Fotografia e desenvolvimento de novas plataformas e meios de exibição.
  • Avaliação; Valor; Preço; No Price; Moeda de troca por uma IMAGEM.
  • Reconhecimento pelos pares e parceiros da área.
  • Sucesso, fama e dinheiro! Isso tudo é possível ou é inatingível?

 

Público
Fotógrafos que desejam valorizar e ampliar o alcance de seu horizonte profissional; Artistas Visuais e fotógrafos autorais (fineprints), artistas contemporâneos em geral; Educadores, curadores e gestores culturais, pesquisadores e profissionais nos campos das artes e da cultura; Profissionais liberais e interessados no mercado de arte; Profissionais, professores e estudantes da área de Humanas; Pessoas que praticam a foto mobile e desejam ampliar seu campo de atuação; Público geral interessado em Arte Contemporânea, Mercado da Fotografia e outros temas citados.

Foto: Paulo Klein

Sobre Paulo Klein 

Jornalista cultural, poeta, crítico e curador de Artes Visuais – não precisamente nesta ordem – mas, principalmente, fotógrafo. Começou a se manifestar com a fotografia ainda jovem,  registros da vida familiar com uma Kapsa, depois uma Rolleiflex. A Fotografia levou-o a muitos cantos, aventuras e missões. Conquistou o Prêmio Fundação Joaquim Nabuco (Pernambuco) aos 23 anos, com ensaio sobre a Zona Agrária Norte Nordeste (1973). No mesmo ano (com o dinheiro do prêmio) realizou a expo-happening ‘FIESTA EM OH! LINDA’ no MAC/Pernambuco, em Olinda, com a participação de artistas como Paulo Bruscky, Montez Magno, Raul Córdula e Abelardo da Hora, entre outros.

Foi editor de Cultura no Diário do Grande ABC, onde começou como fotógrafo (entre 1975-1979), iniciando também atividades como crítico de arte e gestor de exposições de fotografia e artes plásticas. Colaborou como crítico de arte e articulista na Folha Ilustrada (FSP). Fez capas de discos de Alceu Valença, Nelson Gonçalves, Mutantes e Amelinha. Entre outras atividades foi editor de fase especial da revista IRISFOTO e curador da QUADRIENAL DE FOTOGRAFIA (MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo – 1985) onde coordenou um abrangente panorama da Fotografia Brasileira.

Autor de livros sobre Arte, Arquitetura e Fotografia, incluindo o BRASIL ART BOOK – PHOTOGRAPHY, com um recorte master da fotografia autoral brasileira – Mario Cravo Neto, Miguel Rio Branco, Marcio Scavone, Claudio Edinger, Gal Oppido, Eustaquio Neves, Cassio Vasconcellos, Vânia Toledo. Atualmente dedica-se a trabalhos de consultoria e curadoria, cursos, palestras e edições especiais de Fotografia e Arte Brasileira.

 

 

 
IMPORTANTE

  • Adicione o VivaRua nos seus contatos do WhatsApp: 11 966480125
  • Coloque o nosso email vivarua@vivarua.com.br como confiável, para não ir para a pasta de spam. 

 

 


Datas

2/12 Domingo
das 10h às 18h


Local
Avenida Pedroso de Morais, 2199, Alto de Pinheiros, São Paulo – SP, 05419-001, Brasil
(Próximo à Estação Faria Lima do Metrô e Estação Pinheiros da CPTM)


Investimento
365,00 (depósito/transferência bancária)
385,00 (via PagSeguro, abaixo – parcele em até 12x)
Vagas limitadas

 

 

Inscreva-se:

INSCRIÇÃOPAGAMENTOPÚBLICO

Após a inscrição, faça o pagamento na próxima aba.

A conclusão da sua inscrição nesta atividade se dará após a confirmação automática do pagamento pelo PagSeguro. Pagamento com boleto bancário é preciso ser realizado até o dia seguinte da emissão..

Para fazer o pagamento, acesse a aba com este nome.

Os campos são obrigatórios para que possamos entrar em contato por qualquer eventualidade.

Selecionar lista(s):


 

Para efetuar o pagamento pelo PagSeguro, use o botão abaixo.

Via PagSeguro




O pagamento por boleto bancário (via PagSeguro) deverá ser feito no mesmo dia da inscrição (embora a data no boleto seja determinada pelo PagSeguro), para recebermos confirmação no dia seguinte. Assim, no caso de desistência, temos como oferecer a vaga para outra pessoa.

Caso tenha optado por boleto e desistido de participar, nos informe com urgência. Escolha de pagamento por boleto sem retorno, sem pagamento e sem nos informar da desistência, será banido e não poderá mais participar das nossas saídas.

Contamos com sua compreensão.

Política de reembolso:
O valor integral será devolvido somente se a desistência for informada com 15 dias de antecedência.

Fotógrafos que desejam valorizar e ampliar o alcance de seu horizonte profissional; Artistas Visuais e fotógrafos autorais (fineprints), artistas contemporâneos em geral; Educadores, curadores e gestores culturais, pesquisadores e profissionais nos campos das artes e da cultura; Profissionais liberais e interessados no mercado de arte; Profissionais, professores e estudantes da área de Humanas; Pessoas que praticam a foto mobile e desejam ampliar seu campo de atuação; Público geral interessado em Arte Contemporânea, Mercado da Fotografia e outros temas citados.

 

 

 

JÁ CURTIU?
 

 

 
VivaRua Fotografia, Arte e Cultura
vivarua.com.br