Curso Fotografia Contemporânea, com Juan Esteves

Neste encontro, Juan Esteves irá abordar a arte da fotografia, sua história, seus meios, métodos, grande nomes e técnicas, do Séc. XIX ao momento Contemporâneo:

  • O surgimento da imagem, seu desenvolvimento, quem foram os players, o funcionamento e as distinções dos aparatos de captação da imagem, as correntes conceituais etc.
  • Vamos conhecer os primeiros passos da construção da captura da imagem que levou a invenção final da  fotografia, quem foram as figuras essenciais, e como esses processos aconteceram. Da atuação do fotógrafo amador à formação do profissional fotógrafo.
  • As correntes estéticas deste início até as mais contemporâneas que atravessaram quase 2 séculos.
  • Vamos entender como a imagem capturada em um papel com baixa definição e que levava horas para fazer esse processo, chegou até as imagens digitais que circulam com imediatismo pelo mundo. E como elas se espalharam e se espalham pelas redes sociais. Qual o papel dessa imagem fotográfica hoje.
  • Entender também quais são as escolas fotográficas. Por exemplo, a Escola de Nova Iorque ou a de Dusseldorff. Qual a diferença delas e quais movimentos e fotógrafos causaram rupturas e criaram arquétipos. Os movimentos e players no Brasil e no mundo que marcaram época.
  • Finalmente, o que é fotojornalismo, documental ou fotografia Fine Art. Quando uma imagem é arte e quando não é!

 

Objetivo
Posicionar o fotógrafo autoral em relação a sua produção; esclarecer questões pontuais para quem pretende desenvolver um trabalho autoral; dar a base necessária para quem pretende desenvolver o estudo mais aprofundado em fotografia. 

 

Foto: Montjuic/ Bressonianas (C) Juan Esteves

Sobre Juan Esteves

Tem obras nos acervos do Museu de Arte Moderna de São Paulo-MAM ; Museu de Arte de São Paulo – MASP; Musée de L’Elysée, Lausanne, Suíça; Instituto Moreira Salles -IMS; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Museu de Arte Brasileira-MAB-FAAP; Enciclopédia de Artes Visuais Itaú Cultural; Pinacoteca Benedicto Calixto – Santos, Museu de Fotografia da Cidade de Curitiba; Pinacoteca de São Bernardo do Campo-SP; Museu de Arte Contemporânea de Campinas-MACC; Banco BNDES, Rio de Janeiro; Banco Nossa Caixa-SP; Centro de Comunicação e Artes do Senac, SP e nas coleções particulares Rubens Fernandes Junior, Joaquim Paiva e Paulo Galvão, entre outros.

Participou de diversas exposições no Museu de Arte de São Paulo – MASP; Museu de Arte Moderna de São Paulo- MAM; Museu da Imagem e do Som de São Paulo -MIS; Funarte, Rio de Janeiro; Usina do Gasômetro , Porto Alegre; Memorial de Curitiba; Museu de Arte Brasileira da FAAP; Memorial da América Latina; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Museu da Fotografia Cidade de Curitiba , entre outras em 24 individuais em 84 mostras coletivas.

No exterior, PS1 The Institute For Art and Urban Resources, New York, Estados Unidos; Stedelijik Museum Het Domein, Sittard, Holanda; Aschembach Gallery , Amsterdam, Holanda ; Stadtiches Museum in der alten Post, Mulheim an der Ruhr, Alemanha ; International Press Book Fair , Genéve, Suiça ; Time & Style Gallery,Tokio , Japão; Point Efémére, Paris, França; Embaixada Brasileira, Asunción, Paraguay.

Publicou os livros “55 Portraits” Editora D ‘Lippi, 2000, “São Paulo en mouvement ” Editora Autrement, França em co-autoria com Anne Louyot (textos) , 2005 e “Presença” (retratos de artistas plásticos brasileiros) pela Editora Terceiro Nome-Fundação Stickel. 2006; o livro “Vida de Fotógrafo” (perfis ) pela Editora SENAC, em 2008. Participa em mais de 100 livros no Brasil e exterior.

Foi fotógrafo e editor de fotografia da Folha de S.Paulo entre 1986 e 1994, onde também escreveu para o caderno Ilustrada. Tem fotos publicadas no Japão (Marie Claire, Tokyo Journal , Tokyo Classified, Jazznin ) Estados Unidos (Time e Newsweek), Espanha (El Paseante e Planeta Editorial ), Portugal (Vista Alegre),Alemanha (Stern) , Dinamarca (The Politken), Inglaterra (Penguin Books) Itália (Rizzoli Libri ), Tawain (Rive Gauche Publishing House) e na maioria das publicações brasileiras, como Veja, Isto É, Bravo!, Elle, Marie Claire, Época e Mitsubishi.

 

Leia atentamente todas as informações.

 

Data
2/2 (Sábado)
das 10h às 17h (uma hora de pausa para almoço)


Local
Avenida Pedroso de Morais, 2199, Alto de Pinheiros, São Paulo – SP, 05419-001, Brasil
(Próximo à Estação Faria Lima do Metrô e Estação Cidade Universitária da CPTM)

Investimento
295,00 via depósito bancário (Envie um email para vivarua@vivarua.com.br)
310,00 (via PagSeguro – Cartão ou Boleto)
Vagas limitadas

 

Informações importantes para a nossa comunicação

  • Adicione a VivaRua nos seus contatos do Whatsapp.
  • Coloque o nosso email vivarua@vivarua.com.br como confiável, para não ir para a pasta de spam.

 

Fale conosco pelo Whatsapp aqui

Inscreva-se:

INSCRIÇÃOPAGAMENTOPRÉ-REQUISITOS
A conclusão da sua inscrição nesta atividade se dará após a confirmação automática do pagamento pelo PagSeguro. Pagamento com boleto bancário é preciso ser realizado até o dia seguinte da emissão..

Para fazer o pagamento, acesse a aba com este nome.

Os campos são obrigatórios para que possamos entrar em contato por qualquer eventualidade.


 

310,00 via PagSeguro




 
Devido a grande procura nestas atividades, vamos diminuir o prazo de pagamento por boleto bancário. Deverá ser pago até o dia seguinte da data da inscrição (embora a data no boleto seja determinada pelo PagSeguro), para recebermos confirmação no dia seguinte. Assim, no caso de desistência, temos como oferecer a vaga para outra pessoa.

Caso tenha optado por boleto e desistido de participar, nos informe com urgência. Contamos com sua compreensão.

Política de reembolso: O valor integral só será devolvido nas desistências com 15 dias de antecedência da data do evento. 

Qualquer pessoa interessada em conhecer o tema. 

 

 

 

JÁ CURTIU?
 

 

 
VivaRua Fotografia, Arte e Cultura
vivarua.com.br