Fotografia como Terapia - com Claudio Feijó, Fernando Porto Fernandes, PaulaLyn Carvalho, Sheila Oliveira, Yuri Bittar e convidados

Destaque

ESTE PROGRAMA É PARTE DO CICLO DE DESENVOLVIMENTO E ORIENTAÇÃO EM FOTOGRAFIA | FAZER ACONTECER

Fotografia como Terapia
Uma abordagem da Neurociência, da Psicologia e da Arte, para o autoconhecimento, o bem-estar e uma vida mais plena
Modalidade 100% ONLINE, AO VIVO (2 encontros presenciais optativos)

 

 

Se entregar ao ato fotográfico é uma experiência que exige tempo, paciência, escuta e sensibilidade. Ele abre portas da percepção ainda inexploradas, ampliando e transformando nossa maneira de sentir o mundo, as coisas e a nós mesmos. O ato de observar, escolher e fazer uma foto, cria diversas analogias e metáforas com a nossa própria existência. Reaprender a ver por meio da fotografia, cria novas conexões cerebrais, trazendo consequências positivas para os nossos pensamentos e para a nossa mente. Convidamos você para esta grande jornada do olhar e ver, de dentro para fora, e de fora para dentro.

 

conteúdo programático

A fotografia como expressão: quando uma emoção é depositada em uma imagem, este deslocamento pode contribuir de forma significativa para a compreensão dos pensamentos e proporcionar uma melhora na qualidade de vida.
Por que nos identificamos com determinadas imagens? 
O que eu vejo é real? 
Como eu me vejo quando eu me fotografo e como eu me vejo quando o outro me fotografa.

O desenvolvimento do potencial humano e o equilíbrio das emoções por meio da Neurociência.
Mitos e verdades da grande busca da vida: a tal da Felicidade.
Mas a
final, o que é felicidade e o que a fotografia tem a ver com isso?

Miksang (O Olho Bom) ou Fotografia Contemplativa: A busca por um estado mental aberto, curioso, um olhar que antecede o aceitar ou rejeitar, que vive cada momento, concentrado em apenas ver. Antes de uma técnica de fotografia, é um estilo de vida. Por meio da contemplação, a prática propõe ver a realidade sem pré-conceitos, fórmulas, definições, ansiedades, objetivos etc., apenas ver, trazendo a experiência para o cotidiano e para o agora, permitindo ver o “novo” no banal e no ordinário.

Fotografia Zen - Fotografia e Natureza como busca pessoal e espiritual e suas analogias. Germinar para florescer.
Quanto tempo o tempo tem? 
Autorretrato para o autoconhecimento.
Sinestesia, em todos os nossos sentidos: Que som a fotografia tem? Qual o cheiro dela?


 

dinâmica

Um encontro semanal de duas horas de duração. Cada semana do mês, um protagonista (Claudio Feijó, Fernando Porto Fernandes, PaulaLyn Carvalho, Sheila Oliveira e Yuri Bittar. Esta dinâmica se repetirá ao longo dos 6 meses. No último encontro do semestre, haverá a participação de todos os envolvidos para a apresentação dos projetos realizados.

 

para quem é destinado

Artistas, psicólogos, terapeutas, ou qualquer pessoa interessada em desfrutar desta incrível experiência. 
Não é necessário câmera profissional e nem ser fotógrafo. As imagens podem ser capturadas com um smartphone, câmera compacta ou DSLR, ou seja, pode ser utilizado qualquer equipamento.

 

protagonistas

claudio feijó

Protagonista do curso Fotografia Documental PRO e Fotografia como Terapia
Pedagogo, psicólogo clínico e professor de fotografia.
Links
https://medium.com/paraty-em-foco/entrevista-com-claudio-feijó-62a1df3323ce

http://www.youtube.com/watch?v=cACZnvFVkRc

 

fernando porto fernandes

Protagonista do curso Fotografia como Terapia
Psicólogo clínico, escritor e jornalista. Pós graduando em Neuropsicologia pelo Child Behavior Institute of Miami e em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness pela PUC de Campinas, é também formado em psicanálise de abordagem junguiana pelo Instituto Luz. Foi Integrante da primeira equipe de facilitadores de dinâmica grupal do “Programa Florescer: Treinamento de uma Abordagem de Psicologia Positiva”, promovido pelo Programa de Genética e Farmacogenética do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP. Integra ainda a Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo). Especializado também em Hipnose Ericksoniana pelo Act Institute. Atualmente edita e escreve artigos no site omeurefugio.com.br, especializado em bem-estar mental. Atuou no jornalismo impresso por mais de 30 anos, produzindo textos para diversos veículos, como Valor Econômico, Correio Braziliense, Jornal da Tarde, Diário do Comércio e Editora Globo. Atualmente faz palestras sobre psicologia positiva e elaboração de luto, além de atendimento psicoterápico. É autor dos livros “A Magia do Ser” e “Morte, Biografia Não Autorizada – Entrevistas para Refletir, Aceitar e Superar o Fim da Existência Terrena”.

 

paulalyn carvalho

Protagonista dos cursos Fotografia Autoral MODI e MODII, do curso Fotografia Documental PROFotografia como Terapia, dos Workshops Encadernação Artesanal I, Fotografia em Azulejos, Photoshop para Iniciantes e Lightroom e ACR para Fotógrafos
Diretora de Arte há mais de 30 anos, fotógrafa e agitadora cultural há mais de 15 anos. Lecionou por mais de 10 anos em instituições como Senac Comunicação e Artes, Eng DTP& Multimedia, WOC etc. Palestrante na Digital Design World por 2 anos e na Adobe por alguns anos. Desenvolveu/desenvolve trabalhos para médias e grandes empresas na linha editorial e corporativa. É membro da Rede Brasileira de Produtores Culturais em Fotografia no Brasil. Pós-graduanda em Neurociências, Psicologia Positiva e Mindfulness (PUC), Pós-graduanda em Terapias Alternativas, Pós-graduanda em Neurociências, Filosofia e Linguagem, Pós-graduada em Arte Integrativa (UAM), extensão em Antropologia Visual (PUC), e um MBA em Marketing (FGV) incompleto, Jornalista (MTB 0080875/SP), e Graduada em Design Gráfico. Idealizadora dos projetos SP Pixel a Pixel, Fotambulantes (projeto que participou da Mostra SP de Fotografia), VivaRua Fotografia, Arte e Cultura, entre outros. Mais em Protagonistas.

 

sheila oliveira

Protagonista do curso Fotografia como Terapia 
Sheila Oliveira é fotógrafa e artista visual. Explora em seu trabalho autoral as interconexões entre o indivíduo e o ambiente, investigando sobre como tudo nos afeta e molda nossos corpos e identidades. Atualmente com uma abordagem holística que integra fotografia e hábitos alimentares e de consumo, desenvolve além de seu trabalho autoral e comercial, em seu estúdio especializado em alimentos e produtos, atividades artísticas e terapêuticas que tem como objetivo fomentar processos criativos voltados para o contato com imagens internas e processos de transformação pessoal. Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela FESPSP e pós-graduada em Arteterapia pelo IJEP, Sheila Oliveira complementa sua formação participando em diversos grupos de estudo e em cursos livres e de especialização em fotografia, artes e psicologia, aprofundando seus conhecimentos e habilidades. Nasceu em São Paulo, SP, em 1968, onde vive e trabalha.

 

yuri bittar

Protagonista do curso Fotografia como Terapia
Fotógrafo desde 1998, tendo atuado profissionalmente em revistas e como fotógrafo de eventos. A partir de 2007 se tornou fotógrafo de rua, e desde 2012 pratica a fotografia contemplativa, tema sobre o qual desenvolveu sua tese de doutorado. Já teve diversas fotos publicadas em revistas de prestígio, além de exposições individuais e coletivas. Desde 2008 leciona fotografia, e atualmente é pesquisador e professor universitário na área das humanidades em saúde no CeHFi-UNIFESP. É também Designer (Mack), Historiador (USP), mestre e doutor em Ciências (UNIFESP), e instrutor de Mindfulness certificado. Site pessoal: www.yuribittar.com 

 

 

 

 

 

 

2025 – Inscrições Abertas

T1.FOTOTERAPIA
100% online* e ao vivo
início 30/1/25
às quintas NOITE
das 19h30 às 21h30
 

Duração: 21 encontros
Previsão do término do semestre: 26/6

 

T2.FOTOTERAPIA
100% online* e ao vivo
início 24/7/25

às quintas NOITE
das 19h30 às 21h30 

Duração: 21 encontros
Previsão do término do semestre: 18/12

 

Investimento 

 

Matrículas abertas
Matrícula 247** 6x 368 (Primeiro pagamento das parcelas em 10/1/25, e o último em 10/6/25 via pix)
Valor da matrícula 247,00 via pix (whatsapp), ou 287,00 via PagSeguro (botão Inscreva-se)

A matrícula*** pode ser paga aqui pelo PagSeguro ou via pix. Para PIX, envie uma mensagem via whatsapp aqui no canto inferior direito desta tela.

Possibilidade de continuar por mais 6 meses, renovados automaticamente
6x 368

***A continuidade não tem pagamento de matrícula desde que feitos na sequência direta.

 
 

Atenção

Ao fazer sua inscrição, informe a turma escolhida na tela de pagamento da matrícula (PagSeguro), ítem "Resumo do Pedido", campo "Observações". Caso opte por PIX, informe pelo WhatsApp, no botão aqui no canto direito desta página.

 

 

 

*Usamos a plataforma Zoom. 100% ONLINE, AO VIVO
** As parcelas vencem no dia 10 de cada mês (via Pix). Depois do vencimento, sofrem um acréscimo de 6%.
*** Na inscrição, você estará pagando somente a matrícula. 

 

Desistências/ Cancelamentos

Desistências/ Cancelamentos durante o curso devem ser informados com DOIS MESES de antecedência do cancelamento e os valores pendentes deverão ser quitados. Para desistências/ cancelamentos com menos de 10 dias antes do início acarretará o pagamento da primeira parcela (além da matrícula). Para trancar a matrícula, após iniciado o curso, o participante deverá continuar o pagamento do curso.  Não há devolução da matrícula em nenhum caso de desistência.  Haverá recesso em parte nos meses de dezembro, janeiro e julho. A partir de um ano de curso, não poderá mais haver desistência.

 

Inscreva-se no botão no topo desta página

 

-----

PROJETO VIVARUA "PESSOAS REAIS"
NA FOTO DO FLYER, ARI HOLLAENDER
FOTO DE PAULALYN CARVALHO


ARI POR ELE MESMO:
5 curiosidades sobre mim:

1- Ari significa 'Leão'; Hollaender significa 'Holandês'.

2- Eu tenho imenso TESÃO por motociclismo, animais, videogames, leitura, marketing, economia, negócios, empreendedorismo, audiovisual, fotografia, esportes, náutica, viagens, feiras, teatro, televisão, aviação, proteção civil, geografia, tecnologia, biologia.

3- 2 das habilidades que eu mais procuro desenvolver na minha vida é: CORAGEM e CAPACIDADE PARA ADAPTAÇÃO E MUDANÇA.

4- Em 2014, decidi fazer o que muitos querem, mas poucos fazem: uma viagem de volta ao mundo. Conheci 12 países e 24 cidades. Foi minha jornada pessoal de autoconhecimento e descobertas. Meu MBA. Meu oxigênio e meu coração.

5- Escrevo 2 artigos por mês. É minha maneira de manter contato, mostrar que ainda estou vivo e compartilhar minhas ideias de vida. Lancei meu 1º livro compilando 29 deles: ‘Sobre coisas maravilhosas que te aguardam’> https://clubedeautores.com.br/livro/sobre-coisas-maravilhosas-que-te-aguardam 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.