Passeio Fotográfico com ensaio coletivo| Floresta Nacional de Ipanema
Passeio Fotográfico com Ensaio Coletivo
Floresta Nacional de Ipanema
Incluso transporte, taxa de entrada e encontro pela plataforma Zoom, pós-passeio
O passeio acontecerá no Sítio Histórico. O Sítio Histórico da Floresta Nacional de Ipanema reúne construções de diversos períodos da história da siderurgia brasileira. As construções datam de 1811 (quando da construção dos fornos de Hedberg) a 1913 (período de atuação do engenheiro Elias Marcondes Homem de Mello - fornos de carvão, tipo "colméia").
Apesar de muitos conhecerem e ainda se referirem à área como "Fazenda Ipanema", esta é uma unidade de conservação da natureza, desde 1992 - a Floresta Nacional de Ipanema, que está sob administração do ICMBio, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.
Localizada a 120 km da cidade de São Paulo e abrangendo parte dos municípios de Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto. A missão da Flona de Ipanema é proteger, conservar e restaurar os remanescentes de vegetação nativa do domínio de Mata Atlântica, especialmente o Morro Araçoiaba, e seus ambientes associados, seus atributos naturais, históricos e culturais, promover o manejo florestal, o uso público e ser referência em integração socioambiental, pesquisa e disseminação de conhecimentos.
Abrigando hoje cerca de 75 espécies de mamíferos, 354 espécies de aves, 27 espécies de répteis, 38 espécies de anfíbios e 37 espécies de peixes, a heterogeneidade ambiental da Floresta Nacional de Ipanema ganha maior importância por se situar numa área de tensão ecológica, entre Cerrado e Mata Atlântica.
A Flona também guarda testemunhos da história, com sítios arqueológicos anteriores à chegada dos colonizadores, que estão protegidos pela mata densa do Morro Araçoiaba, um fenômeno geológico, de formação vulcânica, com grande diversidade mineral, sendo a magnetita o minério predominante e utilizado para a fabricação de ferro na Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema, criada por D. João VI, em 1810, mas conhecida desde o século XVI, quando a expedição de Afonso Sardinha e seu filho resultou na construção de duas forjas, em 1589, reconhecidas pela Associação Mundial de Produtores de Aço como a primeira tentativa de fabricação de ferro em solo americano.
Desde 2009 a Flona de Ipanema abriga as instalações da Academia Nacional da Biodiversidade - Acadebio.
Fonte: https://www.icmbio.gov.br/flonaipanema/floresta-nacional-de-ipanema.html
Primeira siderúrgica do Brasil
Devido a localização e apelo visual, o Sítio Histórico, área de visitação obrigatória, reúne construções de diversos períodos da história da siderurgia brasileira. As construções datam de 1811 (quando da construção dos fornos de Hedberg) a 1913 (período de atuação do engenheiro Elias Marcondes Homem de Mello - fornos de carvão, tipo "colméia").
Monumentos e edificações: Alto Forno Mursa, Altos Fornos Geminados, Antiga Sede Administrativa, Casa da Guarda, Casa das Armas Brancas, Cruz de Ferro, Depósito de Arreios, Fornos de Carvão, Ponte Articulada, Relógio de Sol, Represa Hedberg, Oficina de Modelagem, Engenho de Serrar e Cemitério Protestante
Vale ressaltar que o Cemitério Protestante não se localiza próximo ao conjunto descrito, seu acesso é feito via uma das Zonas de Recuperação, que divide a Zona de Uso Público, distante aproximadamente 1,5 km do conjunto principal do Sítio Histórico.
A Floresta Nacional de Ipanema é uma área natural protegida, com importante patrimônio histórico e natural, por isso existem algumas regras para ensaios fotográficos:
- as fotos podem ser tiradas nas áreas abertas à visitação, sem interferir no fluxo dos outros visitantes;
- é proibido o uso de drones, balão de gás hélio, fumaça, confetes, gliter e outros efeitos especiais e a montagem de cenários.
Leia atentamente todas as informações
O que
Passeio Fotográfico com Ensaio Coletivo
Para quem
Para fotógrafos, curiosos e pessoas que queiram ser fotografadas
Quando
27/10, domingo, das 8h às 16h
Local
Floresta Nacional de Ipanema
Investimento
197,00 via PagSeguro (Botão Inscreva-se)
5% de desconto à vista | 187,15 | via PIX - Fale conosco pelo Whatsapp
Não tem tolerância, saímos às 7h em ponto.
Programe-se e chegue com antecedência.
Saída e chegada
7h Encontro com a VAN, próximo ao metrô Santana (enviaremos todos os detalhes aos inscritos)
9h30 Previsão de chegada. Poderá haver atrasos de acordo com o trânsito.
15h/16h Retorno para o metrô
17h30/18h30 Previsão de chegada. Poderá haver atrasos de acordo com o trânsito.
Em respeito aos que chegam no horário, a van sairá às 7h em ponto.
IMPORTANTE
- Política de reembolso: Devolução/troca de atividade, somente com 30 dias de antecedência. Após este prazo não há devolução.
- Envie seu comprovante (PagSeguro ou Pix) por whatsapp 11 966480125.
- Enviaremos no seu whatsapp, link para o grupo do passeio para detalhes posteriores.
Observações:
- Leve protetor solar, repelente e não esqueça (por precaução) capa de chuva e/ou guarda-chuva.
- Tem estacionamento 24 horas no ponto de encontro, a 25 reais
- Menores de 18 anos, só acompanhados pelos pais ou responsável.
- Adicione o VivaRua nos seus contatos do WhatsApp: 11 966480125
- Mudança no clima (chuva) o evento será adiado, porém não há devolução.
- Ponto de Encontro: será informado aos inscritos em até 3 dias antes do evento.
- Coloque o nosso email vivarua@vivarua.com.br como confiável, para não ir para a pasta de spam em caso de comunicados por e.mail.