Passeio Fotográfico + Possibilidade de participar de Exposição | Floresta Nacional de Ipanema

Destaque

Passeio Fotográfico + Possibilidade de participar de Exposição 
Floresta Nacional de Ipanema

Incluso transporte, taxa de entrada e encontro pela plataforma Zoom, pós-passeio

 

O passeio acontecerá no Sítio Histórico. O Sítio Histórico da Floresta Nacional de Ipanema reúne construções de diversos períodos da história da siderurgia brasileira. As construções datam de 1811 (quando da construção dos fornos de Hedberg) a 1913 (período de atuação do engenheiro Elias Marcondes Homem de Mello - fornos de carvão, tipo "colméia").

Apesar de muitos conhecerem e ainda se referirem à área como "Fazenda Ipanema", esta é uma unidade de conservação da natureza, desde 1992 - a Floresta Nacional de Ipanema, que está sob administração do ICMBio, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. 

Localizada a 120 km da cidade de São Paulo e abrangendo parte dos municípios de Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto. A missão da Flona de Ipanema é proteger, conservar e restaurar os remanescentes de vegetação nativa do domínio de Mata Atlântica, especialmente o Morro Araçoiaba, e seus ambientes associados, seus atributos naturais, históricos e culturais, promover o manejo florestal, o uso público e ser referência em integração socioambiental, pesquisa e disseminação de conhecimentos.
Abrigando hoje cerca de 75 espécies de mamíferos, 354 espécies de aves, 27 espécies de répteis, 38 espécies de anfíbios e 37 espécies de peixes, a heterogeneidade ambiental da Floresta Nacional de Ipanema ganha maior importância por se situar numa área de tensão ecológica, entre Cerrado e Mata Atlântica. 
A Flona também guarda testemunhos da história, com sítios arqueológicos anteriores à chegada dos colonizadores, que estão protegidos pela mata densa do Morro Araçoiaba, um fenômeno geológico, de formação vulcânica, com grande diversidade mineral, sendo a magnetita o minério predominante e utilizado para a fabricação de ferro na Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema, criada por D. João VI, em 1810, mas conhecida desde o século XVI, quando a expedição de Afonso Sardinha e seu filho resultou na construção de duas forjas, em 1589, reconhecidas pela Associação Mundial de Produtores de Aço como a primeira tentativa de fabricação de ferro em solo americano. 
Desde 2009 a Flona de Ipanema abriga as instalações da Academia Nacional da Biodiversidade - Acadebio.

Fonte: https://www.icmbio.gov.br/flonaipanema/floresta-nacional-de-ipanema.html

 

A unidade está em um processo de montagem de uma nova exposição no centro de visitantes, e quem participar do passeio poderá optar em ceder fotos para esta exposição.

 

Primeira siderúrgica do Brasil

Devido a localização e apelo visual, o Sítio Histórico, área de visitação obrigatória, reúne construções de diversos períodos da história da siderurgia brasileira. As construções datam de 1811 (quando da construção dos fornos de Hedberg) a 1913 (período de atuação do engenheiro Elias Marcondes Homem de Mello - fornos de carvão, tipo "colméia").

Monumentos e edificações: Alto Forno Mursa, Altos Fornos Geminados, Antiga Sede Administrativa, Casa da Guarda, Casa das Armas Brancas, Cruz de Ferro, Depósito de Arreios, Fornos de Carvão, Ponte Articulada, Relógio de Sol, Represa Hedberg, Oficina de Modelagem, Engenho de Serrar e Cemitério Protestante

Vale ressaltar que o Cemitério Protestante não se localiza próximo ao conjunto descrito, seu acesso é feito via uma das Zonas de Recuperação, que divide a Zona de Uso Público, distante aproximadamente 1,5 km do conjunto principal do Sítio Histórico.

 

A Floresta Nacional de Ipanema é uma área natural protegida, com importante patrimônio histórico e natural, por isso existem algumas regras para ensaios fotográficos:

  • as fotos podem ser tiradas nas áreas abertas à visitação, sem interferir no fluxo dos outros visitantes;
  • é proibido o uso de drones, balão de gás hélio, fumaça, confetes, gliter e outros efeitos especiais e a montagem de cenários.

 

Leia atentamente todas as informações

 

O que

Passeio Fotográfico

 

Quando

30/6, domingo, das 8h às 16h

 

Local

Floresta Nacional de Ipanema

 

Investimento

197,00 via PagSeguro (Botão Inscreva-se)
10% de desconto à vista | 
177,30 | via PIX - Fale conosco pelo Whatsapp

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.