Workshop Do Poético ao Prático: Fotografia Documental, com Guy Veloso | Online e ao vivo

Do Poético ao Prático: Fotografia Documental
com Guy Veloso

 

Ministrado desde 2011 em diversos Estados e com mais de 400 alunos, é totalmente prático.

A parte técnica não é abordada, e sim, a construção de um projeto temático de média e longa duração, desde a sua concepção, passando por fases como a pesquisa, saída a campo, exibição, divulgação até a pós-produção.

Os participantes são estimulados a identificarem temas para ensaios fotográficos. São apresentadas também formas de abordagem e ética para com os fotografados, além de contarem com dicas sobre como valorizar e editar um portfólio e produzir projetos para bolsas e concursos.

Cada aluno terá direito a 01 leitura coletiva de portifólio (opcional).

Programa

  • Escolha de temas de ensaios fotográficos documentais. Pesquisa e a pré-produção de um ensaio de média ou longa duração.

  • Produção prática de um ensaio. Dados sobre saída a campo. Exibição e pós-produção. Técnicas de edição e curadoria. Dicas de montagens de exposições (moldura, divulgação etc.) e impressão de livros.

  • Informações sobre como valorizar e editar um portfólio e produzir projetos para concursos. Traz formas de apresentação de trabalhos aos curadores, além de postura perante colecionadores e jornalistas utilizando técnicas de teatro e oratória.

 

Leitura de Portfifólio

Cada aluno terá direito a 01 leitura coletiva de portifólio* (opcional).
*Enviar link da nuvem (Onedrive, Googledrive, Dropbox) para a organização (adm@vivarua.com.br) contendo um ensaio fotográfico documental de até 20 imagens (no mesmo tema), já editado e salvo em PDF ou Power Point.

 

 

 

Guy Veloso tem percurso de mais de 25 anos de fotografia. Participou da 29a Bienal de São Paulo, da 23ª Bienal Europalia na Bélgica e da 4th Biennial of the Americas nos Estados Unidos.
Tem obras nos acervos Essex Collection of Art from Latin America, Colchester-Inglaterra; Museo de las Americas, Denver-EUA; Abarca Family Collection, Denver-EUA; Centro Português de Fotografia, Porto-Portugal; Coleção Joaquim Paiva/MAM-RJ; MAR-RJ; MAM-SP e MASP.
Possui um dos mais completos bancos de fotografias e vídeos no país no assunto “religiosidade brasileira”.
Lançou recentemente o livro “Penitentes – dos ritos de sangue à fascinação do fim do mundo” resultado da bolsa Rumos Itaú Cultural (baixe PDF). Nele, foram documentados 203 grupos de religiosos (parte deles, secretos) conhecidos como “Encomendadores das Almas”, nas 5 regiões do país durante 17 anos.

Foto de capa: Guy Veloso
Foto do Guy Veloso: Joyce Nabiça

 

Local

On-line e ao vivo
Obs.: As aulas não serão gravadas.

 

Data

14/10 a 4/11
às Quartas-feiras
14/10 e 21/10 (as duas primeiras) – das 19h30 às 22h
28/10 e 4/11 (as seguintes) – das 19h30 às 22h30

 

Investimento

3x 190,87 (Crédito parcelado – em até 18x – via PagSeguro, abaixo)
540,00 (Crédito ou boleto – à vista – via PagSeguro, abaixo)
510,00
(depósito/ transferência, após a inscrição, enviaremos email com o dados)

 

Leia atentamente todas as informações:

  • Política de reembolso: O valor integral só será devolvido nas desistências com 20 dias de antecedência da data do evento.

  • Adicione a VivaRua aos seus contatos do Whatsapp

  • Coloque o nosso email vivarua@vivarua.com.br como confiável, para não ir para a pasta de spam.

  • Quando o pagamento é feito pelo PagSeguro, a confirmação é enviada somente pelo PagSeguro. Não se preocupe, nós recebemos o mesmo e-mail e sabemos que seu pagamento está confirmado.

Inscreva-se:

 

INSCRIÇÃOPAGAMENTOMAIS SOBRE GUY VELOSOPRÉ-REQUISITOS


Curso:

 

Via PagSeguro. Clique no botão abaixo e parcele em até 18x (com juros do PagSeguro)




 

Política de reembolso: O valor integral só será devolvido nas desistências com 20 dias de antecedência da data do evento.

Links
Vídeo de leitura de portifólio feita pelo professor.
Críticas ao trabalho de Guy Veloso.
Livro “Penitentes – dos ritos de sangue à fascinação do fim do mundo”.
Catálogo “Penitentes” da 29ª Bienal de SP.
Textos e matérias

 

Depoimentos de alunos

  1. “O melhor curso que fiz até hoje! Divisor de águas na minha construção narrativa fotográfica” – Éden Barbosa, Fortaleza-CE.

  2. “O Workshop abre o processo criativo e todo o modo de planejamento de um processo documental. Se conhecer alguém que esteja nessa vibe documental e tal pode indicar que é muito bom” – Diego Murray, Rio de Janeiro.

  3. Quando eu fui fazer o curso, tinha quase 50 anos, e tinha perdido um pouco da poesia nas coisas da vida. Ele me ajudou : passei a ver na simplicidade, no olhar do outro, a beleza da vida e reaprendi a sonhar” – Cecília Nascimento Leite, Belém-PA.

  4. “Obrigada por ensinar que arte acima de tudo é ser humilde. Adorei todo conhecimento que passou e gostei mais ainda da simplicidade que falaste. Sabe, pessoas como você quebram preconceitos em relação a pensar que todo curador é carrasco. Estou começando e tu me ensinou a mesmo no início ter sonhos e correr atrás, ser pretensiosa não é ser metida ou arrogante, é correr atrás dos objetivos. Direi com o maior orgulho que tive a oportunidade de ser monitora de um grande artista que carrega com o mesmo peso o sucesso e a simplicidade” – Márilin Ferreira, São Paulo-SP.

  5. “Do Poético ao Prático – Fotografia Documental” foi, sem sombra de dúvidas, um dos melhores investimentos que fiz na fotografia. O entusiasmo e a paixão com que Guy fala de seu trabalho, tais como as técnicas de abordagem ensinadas, as maneiras de organizar e destacar seus projetos pessoais, os debates sobre mercado da arte e como divulgar seu trabalho, os ensinamentos de como ser respeitoso e retratar a essência do fotografado e, principalmente, a generosidade do fotógrafo em compartilhar suas experiências constituíram um imensurável enriquecimento para minha formação. Entrei lá preenchido de certezas sobre minhas ideias, adotando uma postura pessimista, sabendo todos os limites e lugares que poderia alcançar, e saí de lá extremamente desconstruído, esperançoso e desafiando todas as barreiras que travavam meu crescimento. Um curso que ensina a olhar com profundidade – para os outros e para si mesmo” – Lucas Gibson, Rio de Janeiro-RJ.

Destinada a fotógrafos e estudantes avançados de fotografia.

 

 

 

JÁ CURTIU?

 

VivaRua Fotografia, Arte e Cultura
vivarua.com.br
11 9 6648-0125