Workshop Fotografia do Bem-Querer, com João Roberto Ripper | Online e ao vivo

Workshop ‘Fotografia do Bem Querer’
com João Roberto Ripper

 

O que será que une todos nós?

João Roberto Ripper nos convida para um despertar humano, sufocado pela rotina e as loucuras do mundo contemporâneo. Mais que abrir os olhos para ver o oculto, esse workshop irá gerar questionamentos e reflexões sobre a comunicação como um direito humano fundamental e o tal estereótipo da, sempre, mesma história acerca da sociedade, cidade, país, ou como diz Chimamanda Adichie, o perigo da história única. Todos nós temos mais coisas semelhantes do que contrárias, e quando quebramos esses estereótipos, aproximamos as pessoas.

De quem é o direito de informar?

Imparcialidade x comprometimento. Mostrar as belezas e não deixar que sejam indiferentes diante da dor dos outros, diante das injustiças, da guerra, das endemias etc. A beleza une as pessoas. A beleza dos fazeres é expressão dos sonhos. E sonhos não devem ser censurados.

Fotografar é compartilhar saberes

 

Programa

  1. Origens do fotojornalismo, vídeo da Chimamanda Adichie sobre o perigo da história única, imagens do povo e a tentativa de uma fotografia compartilhada

  2. Ripper passará por alguns fotógrafos humanistas: fotografar com liberdade, sem ferir as pessoas: Cartier Bresson, Eugene Smith, Thiago Santana e Kudelka, Sebastião Salgado, Alexandre Sequeira, A F Rodrigues, Tatiana Altberg, Valda Nogueira, Olivério Toscani. Fotógrafos e autorretratos: Andy Warhol, Francesca Woodman, Cindy Sherman, Wyatt McCollum.

  3. Apresentação de textos sobre direito autoral, de livros e filmes sobre fotografia.

  4. Solicitação de dois trabalhos que envolvem o autorretrato e a fotografia do Bem-Querer, envolvendo pessoas com forte laço afetivo.

 

 

 

Nascido em 1953, no Rio de Janeiro, João Roberto Ripper trabalhou como repórter-fotográfico dos jornais e agências fotográficas: Luta Democrática, Diário de Notícias, Última Hora, O Globo, Agência F4 e Imagens da Terra. Atuou como diretor na Associação dos Repórteres  Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro, no Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro e na Federação Nacional dos Jornalistas. Foi coordenador das campanhas pela obrigatoriedade do crédito na fotografia e contratos de direito autoral e o responsável pela criação e implantação das tabelas de preços mínimos. Idealizador e coordenador do Projeto Imagens do Povo do Observatório de Favelas.

Publicou, em 2009, o livro “Imagens Humanas”, que apresenta 195 fotos, algumas inéditas, selecionadas a partir de um acervo de 150 mil imagens, que arrebatam o olhar e traduzem a realidade desse país, com a sensibilidade que legitima o trabalho do mestre Ripper. O livro apresenta ainda uma entrevista exclusiva com Ripper, que é referência no cenário da fotografia documental brasileira. Conheça o site do Imagens Humanas, banco de imagens de Ripper.

 

Foto capa: João Roberto Ripper

Local

On-line e ao vivo
Obs.: As aulas não serão gravadas.

 

Data

13/10 a 17/11
às Terças
19h30 às 22h

 

Investimento

3x 169,66 (Crédito parcelado – em até 18x – via PagSeguro, abaixo)
480,00 (Crédito ou boleto – à vista – via PagSeguro, abaixo)
380,00
(depósito/ transferência, após a inscrição, enviaremos email com o dados)

 

Leia atentamente todas as informações:

  • Política de reembolso: O valor integral só será devolvido nas desistências com 15 dias de antecedência da data do evento.

  • Adicione a VivaRua aos seus contatos do Whatsapp

  • Coloque o nosso email vivarua@vivarua.com.br como confiável, para não ir para a pasta de spam.

  • Quando o pagamento é feito pelo PagSeguro, a confirmação é enviada somente pelo PagSeguro. Não se preocupe, nós recebemos o mesmo e-mail e sabemos que seu pagamento está confirmado.

Inscreva-se:

Os campos são obrigatórios para que possamos entrar em contato por qualquer eventualidade. Para fazer o pagamento com PagSeguro, acesse a aba com este nome. Para pagamentos por depósito, é só aguardar nosso e.mail.

INSCRIÇÃOPAGAMENTOPRÉ-REQUISITOS


Curso:

 

Via PagSeguro. Clique no botão abaixo e parcele em até 18x (com juros do PagSeguro)




 

Política de reembolso: O valor integral só será devolvido nas desistências com 15 dias de antecedência da data do evento.

Destinado a qualquer pessoa interessada no tema.

 

 

 

JÁ CURTIU?

 

VivaRua Fotografia, Arte e Cultura
vivarua.com.br
11 9 6648-0125